quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Para aula de segunda 13/11 - ideias para a intervenção espacial

Parabéns pelos objetos, todas as ideias nos pareceram bem elaboradas, embora vocês tenham percebido que a produção é algo muito difícil (há sempre uma distância entre o idealizado e o que se consegue executar). Esperamos que com o video do objeto vocês consigam diminuir essa distância, evidenciando aspectos que não foram possíveis realizar no objeto. O video deve ser apresentado na segunda feira.

A estratégia do storyboard e do video pode ser um dos recursos para criação da intervenção, junto com vários outros recursos que vocês já vem explorando e que devem se lembrar de trazer para o projeto.
No caso do repertório espacial, lembrem-se que vocês performaram no espaço (e têm o video da performance), fizeram o levantamento planialtimétrico (e têm o modelo no SketchUp), entrevistaram pessoas da cidade, observaram a dinâmica de apropriação desse espaço, o experimentaram diretamente e fizeram uma rede de implicações sistematizando sensações, substâncias que as originam e eventos que derivam delas. 
Como a intenção da intervenção é que vocês exercitem a criação de espaços abertos para interações imprevisíveis, ampliando as possibiliddes existentes no espaço, vocês devem recorrer ao repertório conceitual: 
  • programática (causalística e finalística como recursos);
  • problematização (prefiguração e representação como recursos); 
  • combinatória e mapeamento; 
  • interface e interação (reativa, proativa e dialógica); 
  • polivalência; 
  • interatividade interativa; 
  • substância e evento;
  • potencial, real, virtual e atual; 
  • seleção e criação; 
  • design responsável (obstáculo para remoção de obstáculo).

A partir desses elementos cada um deve desenvolver individualmente o refinamento da problematização espacial e propostas de respostas a tal problematização. Recorram ao braimstorming para ajudar no processo criativo e, para segunda feira, mobilizem diferentes meios para apresentar a interação pretendida (croquis, diagramas, maquetes, modelos esquemáticos físicos e/ou digitais, storyboard, video etc.).