segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Para a aula de quinta 24/08

Exercício 1 - Todos devem fazer 2 croquis internos e 2 croquis externos da Escola de Arquitetura, sendo que tanto os internos quanto os externos devem conter uma perspectiva frontal, com um ponto de fuga (observador posicionado perpendicularmente à superfície principal) e uma perspectiva orientada pela aresta principal do volume, com dois pontos de fuga.



Exercício 2: Ler o texto "Nosso programa" de Vilém Flusser e começar a pensar nas possibilidades finalística, causalística e programática (focando na programática) para informar o exercício 3. 

Exercício 3: A partir da rede de relações dos objetos pessoais, tecida em aula, extrair características objetivas dos objetos relacionados (seu e dos colegas) e fazer um esboço propositivo (croquis propositivo) de um objeto interativo programático. A rede a ser considerada deve ser aquela formada pelo seu objeto e os objetos dos colegas que você escolheu e pelos objetos dos colegas que escolheram o seu objeto. 

A rede de objetos deve ser considerada abstratamente, ou seja, não basta ler os objetos a partir das descrições subjetivas (representativas de si mesmos) que os colegas fizeram em sala, mas expandir as possibilidades objetivas da rede, ou seja, cada objeto deve ser considerado em si e em relação com os demais a partir de suas características físicas (propriedades) e funcionais (atributos - para que é o objeto ou para que poderia ser). Essa rede deve inspirar o objeto interativo programático a ser criado.

Lembrando: O objeto interativo programático deve ser representado em um desenho ( aqui chamado de esboço propositivo ou croquis propositivo) que pode incluir contexto ou outras informações que cada um achar pertinente.